O ingresso no Profmat dar-se- á exclusivamente por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), o qual é regulamentado por Edital, publicado previamente no sítio do PROFMAT (https://profmat-sbm.org.br). O ENA ocorre uma vez por ano
Todas as normas de realização do ENA, incluindo o período e o os requisitos para inscrição, são definidos por meio de Edital publicado previamente no sítio do PROFMAT (https://profmat-sbm.org.br)
Não. Todas as instituições de Ensino Superior que ofertam o Profmat asseguram o caráter de gratuidade do Programa.
Os requisitos para a inscrição e as demais normas de realização do ENA são definidas por meio de Editais. Entretanto, nos últimos editais puderam participar portadores de diploma de curso de graduação devidamente reconhecido pelo MEC com prioridade para classificação (aprovados no ENA com pontuação suficiente para conseguir vaga na Instituição) dos professores em exercício da docência de Matemática no ensino básico da redes pública.
Sim, é possível. Porém, as normas para que isso aconteça são definidas no Edital do Exame Nacional de Acesso (ENA).
O aluno do Profmat não tem garantia de bolsa de estudo da CAPES. A concessão da bolsa de estudo ao discente do mestrado é de exclusiva competência da CAPES, como agência financiadora, em consonância com suas regras e normativas vigentes, o estabelecido no Edital do Exame Nacional de Acesso e demais normas do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). A concessão do quantitativo de bolsas estará condicionada à disponibilidade orçamentária da CAPES.